segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Independência ou…

“Independência ou morte”, proclamou o imperador D. Pedro I, declarando a Independência ao Brasil. O grito, às margens do riacho do Ipiranga marcou o fim do período colonial.
independencia
Quadro Independência ou Morte mais conhecido com "O Grito do Ipiranga" (óleo sobre tela de Pedro Américo - 1888), do acervo do museu do Ipiranga.

O saber da cozinha brasileira

Nossa comida recebeu influência de vários povos, por isso tanta diversidade  gastronômica. A memória gustativa de uma nação se revela através de seus hábitos alimentares, registros de suas receitas são fundamentais para tanto. Suas respectivas diferenças regionais ficam gravadas nos sabores típicos. Dois livros representam o esforço do saber culinário brasileiro: o primeiro registro da história da nossa cozinha nativa surge em 1840 com a obra O Cozinheiro Imperial,  sendo que o autor se apresenta apenas pelas iniciais do nome: R.C.M. Chef de Cozinha.
06092009833
Esse exemplar eu guardo no cofre do meu coração. Além de ter sido um presente da minha amiga e mestre Vivi Barros, é uma jóia rara e cara pra quem como eu quer fazer uma cozinha brasileira de verdade!
 06092009816
Em 1875, o livro O Cozinheiro Nacional,  editado pela importante Livraria Garnier, tinha um tom nacionalista e republicano. Nesse trecho do livro o autor desconhecido ressalta: "É tempo que este país se emancipe da tabela européia debaixo da qual tem vivido até hoje". Para tornar isso uma realidade, o livro apresenta um suculento elenco de receitas com cobra, anta, paca, tatu, cotia, jacu, tanajura, onça, macaco, gambá e papagaio. Mas também envereda por receitas como o mingau de cará, de palmito, suã ensopado, peru refogado com berinjela, com cará, chuchu, quiabo, jiló, taioba ou assado com pinhões.
cozinheiro

Homenagem ao sabor brasileiro


Essa receita é a minha homenagem ao sabor independente do Brasil. Tem a intenção de registrar o gosto da comida da nossa terra em nossas memórias gastronômicas. Esse é o caminho para tornarmos nossa culinária independente, forte e cada vez mais presente. A nossa cozinha é rica e maravilhosa! Cozinheiros brasileiros deveriam se orgulhar mais disso! Independência ou fome!

JABÁ PARAÍBA DESFIADO


Equipamentos
Balança analítica, fogão.
Utensílios
Bowl, colher de polietileno, faca, frigideira, panelas, tábua de corte.
Rendimento
4 porções

 

 

 

Insumos:

Ingredientes
Quantidade
Alecrim fresco picado
5 g
Alho picado
10 g
Carne de sol
400 g
Cebola picada
80 g
Coentro fresco picado
5 g
Colorau em pó
10 g
Leite de coco
120 ml
Abacaxi
1 unidade
Manteiga de garrafa
40 ml
Manteiga sem sal
20 g
Pimenta caiena
A gosto
Quiabo
8 unidades
Sal e pimenta do reino
A gosto
Sálvia fresca picada
5 g

Modo de Preparo:


1. Cozinhe a carne de sol e desfie.

2. Refogue a cebola e o alho na manteiga de garrafa, adicione a carne de sol e o colorau, refogue bem. Junte as ervas. Tempere com sal a gosto Finalize com o leite de coco para dar cremosidade ao refogado.
carne_de_sol_desfiada_p 

3. Corte as fatias de abacaxi com 3 cm de espessura, retire o miolo, aqueça a manteiga e grelhe de um lado, tempere com sal e pimenta caiena, grelhe do outro lado e tempere com sal e pimenta caiena.
receita-abacaxi-grelhado-calda

4. Lave e higienize os quiabos, seque com papel toalha. Corte as pontas na diagonal. Grelhe os quiabos. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. 
  quiabo e temperos
Montagem: Dispor uma fatia de abacaxi, colocar a carne desfiada por cima com o molho. Decore com os quiabos grelhados.
                    Chef Cris Leite