quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Chuchu com Camarão – Pequeno Notável

Um receita simples e deliciosa. O chuchu com camarão é uma preparação típica brasileira (mesmo sendo o chuchu originário da América Central). É um dos raros pratos brasileiros que não recebeu a interferência dos índios, pois eles davam preferência ao camarão assado e raramente misturavam o crustáceo com outra coisa que não fosse a farinha de mandioca.
chuchu
Segundo , o ensopado de camarão era consumido no centro do Rio de Janeiro no fim do século XIX ,com influência dos guisados da cozinha portuguesa. A inclusão do chuchu é creditada aos cozinheiros da , em 1894. Uma pesquisa pra resgatar a história gastronômica da confeitaria, revelou o prato camarão ensopadinho com chuchu nos cardápios da época.
RIO XIX
Essa iguaria dos Deuses aparece também na letra da música Disseram que eu voltei americanizada, sucesso cantado por (1909 –1955). Na mensagem da música a pequena notável afirma que depois da língua, o vínculo com a comida é o mais resistente quando se está longe da pátria. O samba assegurou o elo entre Carmen e o Brasil, quando encerra o recado dizendo: “Eu sou do camarão ensopadinho com chuchu”.
Carmem Miranda
Carmem Miranda sabia das coisas:
Disseram que eu voltei americanizada
Disseram que eu voltei americanizada
Com o burro do dinheiro
Que estou muito rica
Que não suporto mais o breque do pandeiro
E fico arrepiada ouvindo uma cuíca
E disseram que com as mãos
Estou preocupada
E corre por aí
Que eu sei certo zum zum
Que já não tenho molho, ritmo, nem nada
E dos barangandãs já não existe mais nenhum
Mas pra cima de mim, pra que tanto veneno
Eu posso lá ficar americanizada
Eu que nasci com o samba e vivo no sereno
Topando a noite inteira a velha batucada
Nas rodas de malandro minhas preferidas
Eu digo mesmo eu te amo, e nunca I love you
Enquanto houver Brasil
Na hora da comida
Eu sou do camarão ensopadinho com chuchu.
ENSOPADINHO DE CHUCHU COMCAMARÃO
Equipamentos
Balança analítica, fogão.
Utensílios
Bowl, colher de polietileno, faca, panela.
Rendimento
4 porções
CHUCHUuCamarao
Ingredientes
Quantidade
Camarão limpo
650 g
Chuchu
350 g
Alho
10 g
Azeite extra virgem
20 ml
Cebola branca picada
70 g
Pimentão verde picado
50 g
Tomate s/ pele s/ semente picado
80 g
Salsa fresca picada
1/2 molho
Coentro fresco picado
1/2 molho
Alecrim fresco picado
10 g
Sal e pimenta do reino
a gosto
Extrato de tomate
10 g
Caldo de camarão
300 ml
Leite de coco
60 ml
Modo de Preparo:
1. Tempere o camarão com sal pimenta e o alecrim.
2. Refogue o alho no azeite, acrescente a cebola, o tomate e o pimentão, refogue bem.
3. Junte o extrato de tomate e refoga mais. acrescente o chuchu e continue refogando. Vá colocando o caldo aos poucos.
4. Quando o chuchu estiver quase cozido, acrescente os camarões. Tempere com sal e pimenta, junte a salsa e o coentro.
5. Finalize com o leite de coco.
6. Sirva com arroz branco.


Chef Cris Leite


               CALDO DE CAMARÃO

Equipamentos
Balança analítica, fogão.
Utensílios
Bowl, colher de polietileno, chinoux, facas, panela.
Ingredientes
Quantidade
Cascas e cabeça de camarão
1,5 Kg
Folhas de alho poró
1 unidade
Folhas de aipo
1 unidade
Alho inteiro
2 unidades
Cebola inteira
1 unidade
Cenoura
1 unidade
Tomilho fresco
1/4 molho
Alecrim fresco
1/4 molho
Sálvia fresca
1/4 molho
Coentro fresco
1/4 molho
Pimenta em grãos
3 grãos
Água
5 litros
Modo de Preparo:
1 – Lave e higienizar todas as folhas e ervas.
2 – Lave as cabeças e cascas do camarão.
3 – Refogue as cabeças de camarão, junte o alho e continue refogando.
4 – Junte os demais ingredientes, acrescente a água.
5 – Cozinhe por 30 minutos, com a panela destampada.
6 - Passe o caldo pelo chinoux.
7 - Para congelar: coloque o caldo em formas de gelo, leve ao freezer. Depois de congelado, retirar da forma e acondicionar em saco plástico no freezer por até 3 meses.







Chef Cris Leite

6 comentários:

  1. ja esta devidamente anotado. valeu, eu mesmo vou fazer. thanks.

    ResponderExcluir
  2. Mande o resultado depois, ok? Bjs temperados

    ResponderExcluir
  3. Oba, sabe que eu nunca comi? Parece delicioso! Vou experimentar! Beijocas camaronescas!

    ResponderExcluir
  4. oi cris, tudo bem? criei meu blog há pouco tempo e meu próximo post vai ser justamente sobre camarão com chuchu! queria saber se posso usar seu blog como fonte, já sabia mais ou menos a origem, mas a leitura por aqui me ajudou muito!!! ah, acabei de fazer camarão com chuchu (um pouquinho diferente do seu), mas tive um excelente resultado =)

    beijo, felipe!

    http://querosercozinheiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Adorei a receita. Vou fazer em breve

    ResponderExcluir
  6. vou fazer no dia das mães

    ResponderExcluir